AdSense

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Monte Serrat em Santos. Conhecem?

Grafado nas formas Serrat e Serrate, o morro que domina a paisagem do centro de Santos teve inúmeros nomes, como relatou o pesquisador Francisco Martins dos Santos, em sua História de Santos.




Lá no topo do Monte Serrat, a 157 metros do nível do mar, fica o Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat. O local possibilita uma visão de 360 graus de toda a cidade e também vistas parciais dos municípios de São Vicente, Cubatão, Guarujá e Praia Grande.





A imagem de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira de Santos e festejada no dia 8 de setembro, e as histórias de seus milagres são a grande atrações do lugar, verdadeiro marco no coração da cidade.



A construção da capela aconteceu entre 1598 e 1603, e o acesso ao santuário pode ser feito por bondinho, que funciona sobre trilhos em sistema funicular, ou por escadaria com 402 degraus, que possui 14 nichos com representações da Via Sacra.


O Monte Serrrat recebeu essa denominação apenas em 1604, um ano após a construção da capela , por ordem do então governador Dom Francisco de Souza, espanhol devoto da santa, padroeira de Barcelona. Até então o local era chamado Morro de São Jerônimo. Conta-se que, em 1614, quando o corsário holandês Joris von Spielbergen invadiu a vila, parte da população fugiu para o morro. Ao tentar persegui-la, os corsários foram soterrados por terra e pedras que caíram da montanha. O povo atribuiu o fato a um milagre de Nossa Senhora do Monte Serrat, o que acabou por torná-la padroeira da cidade.



Em 1927, iniciou-se o sistema de transporte por bondinhos, com a inauguração do Salão de Festas e Restaurante da S/A Elevador Monte Serrat. Além de contar com terraços e mirante, em 1934 o imóvel passou a abrigar o Cassino Monte Serrat, que recebeu artistas como Carmem Miranda, Francisco Alves e Sílvio Caldas até ser fechado em 1946, quando o presidente Gaspar Dutra proibiu o jogo no Brasil. Reformado em 1998, o prédio dispõe de cafeteria e seus espaços destinam-se a eventos sociais e culturais.

Informações sobre o local:

Horário de funcionamento:
2ª/6ª 8h/20h (a cada 30 minutos), sáb/dom 8h/20h (a cada 20 minutos)
Pça. Correia de Melo, 33 (Centro)
Centro
www.monteserrat.com.br

De bondinho funicular (R$ 23) ou pela escadaria de 415 degraus chega-se ao topo do morro. Lá em cima ficam o Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat (9h/17h30), construído em 1609 em homenagem à padroeira de Santos, e um mirante (167 m) com a melhor vista da cidade e do porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário